Pais de crianças matriculadas em creches conveniadas de Ribeirão Preto demonstraram preocupação após um comunicado da União das Entidades Filantrópicas de Ribeirão Preto anunciar possível suspensão das aulas. O aviso indica paralisação por período indeterminado a partir desta sexta-feira (9). A Prefeitura de Ribeirão Preto nega qualquer interrupção no atendimento.

Veja Também

Queda de avião no interior de SP teria sido após pane mecânica; veja o vídeo

O comunicado é assinado pela Unef e envolve 29 creches e escolas parceiras do município. Segundo a entidade, a decisão estaria relacionada ao descumprimento de repasses financeiros pactuados desde o fim de 2025. O texto afirma que as atividades serão retomadas assim que a situação for regularizada.

Aviso foi encaminhado para pais de alunos matriculados em creches conveniadas (Imagem: reprodução/redes sociais)

Assim, pais buscaram esclarecimentos junto às unidades. A Escola Eduardo Diniz Junqueira, administrada pela Unificação Kardecista, informou que ainda aguardava retorno oficial do Executivo. A unidade atende crianças cujos responsáveis procuraram a reportagem para relatar apreensão.

Pais com filhos matriculados na Escola Eduardo Diniz Junqueira foram avisados sobre suspensão (Foto: Alexandre Azevedo/Prefeitura de Ribeirão Preto)

Prefeitura descarta paralisação nas creches conveniadas de Ribeirão Preto

Em nota, a Secretaria Municipal da Educação afirmou que o atendimento ocorrerá normalmente nesta sexta-feira. A pasta orienta os responsáveis a entrarem em contato pelo telefone (16) 3977-9100 caso enfrentem qualquer dificuldade.

Dessa forma, o município reforça que não há parcelas em atraso. Segundo a Secretaria, todos os instrumentos contratuais vigentes estão em dia. Os Termos de Colaboração seguem válidos e sendo integralmente cumpridos.

Secretaria afirma cumprimento dos repasses a creches

A Administração Municipal esclarece que, se houver suspensão do atendimento, a medida configuraria descumprimento contratual por parte das entidades. Afinal, não haveria fundamento legal para a paralisação anunciada.

Como resultado de pedidos apresentados em outubro do ano passado, as entidades solicitaram revisão financeira. Na ocasião, ficou definida atualização de 10% com base na Convenção Coletiva de Trabalho para 2025, com extensão do mesmo índice para 2026. O percentual supera o índice original de 4,23%, baseado no IPCA.

Repasses e reunião com entidades parceiras

Em síntese, a Secretaria informa que os valores seguem o trâmite administrativo regular. Para entidades que já formalizaram a solicitação e ainda não receberam, o pagamento está programado para 16 de janeiro de 2026.

Enfim, nesta quinta-feira (8), ocorreu reunião entre representantes do município e das entidades parceiras. Das 29 creches conveniadas de Ribeirão Preto, 13 já receberam o reequilíbrio financeiro de 2025. Outras cinco devem receber no dia 16 de janeiro, enquanto 11 estão em fase final de entrega de documentos.

Em suma, a Prefeitura sustenta que não haverá suspensão das aulas e mantém o funcionamento regular das unidades conveniadas.

Autor: Equipe 016News
Data: 09 de janeiro de 2026
Horário: 10:00.


Categoria do conteúdo:
Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights